Cuidando do ‘Povo do Pão’

Promovendo colaboração e diálogo entre participantes de um projeto social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.761

Palavras-chave:

construcionismo social, terapia comunitária integrativa, diálogo, colaboração

Resumo

Este estudo teve como propósito construir um espaço de conversa entre os participantes de uma ONG, com o intuito de promover vínculos, ações colaborativas e diálogo entre eles. Como procedimento, realizamos um encontro inicial, cinco rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e uma entrevista com cada participante. Para efeito de análise, destacamos nas rodas de TCI os sentimentos de impotência e ansiedade como temas mais frequentes, e como estratégias de enfrentamento, a religiosidade e a espiritualidade. Quanto às entrevistas, organizamos em seis temas os momentos que nos pareceram marcantes: acordos conversacionais; vínculos interpessoais; nova visão de si mesmo; colaboração e aprendizagem compartilhada; o lúdico; política institucional. Os resultados sugerem que a metodologia da TCI foi adequada para alcançar nosso objetivo, podendo ser útil para outras instituições e equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Teixeira da Costa, INTERFACI, Indianópolis, São Paulo/SP

Mestre em Psicologia Social IPUSP, Facilitadora de processos grupais, Docente de Investigação Apreciativa pelo INTERFACI.

Marilene A. Grandesso, INTERFACI, Indianópolis, São Paulo/SP

Doutora eem Psicologia Clínica pela PUC, Fundadora e coordenadora do INTERFACI, Coordenadora do Certificado em Práticas Colaborativo-Dialógicas-ICCP INTERFACI, professora e supervisora de Terapia Familiar e de Casal pelo NUFAC- PUC-SP.

Downloads

Publicado

12/01/2023

Como Citar

Teixeira da Costa, M. F., & Grandesso, M. A. . (2023). Cuidando do ‘Povo do Pão’: Promovendo colaboração e diálogo entre participantes de um projeto social . Nova Perspectiva Sistêmica, 32(77), 99–116. https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.761

Edição

Seção

Artigos