Cuidando do ‘Povo do Pão’
Promovendo colaboração e diálogo entre participantes de um projeto social
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.761Palavras-chave:
construcionismo social, terapia comunitária integrativa, diálogo, colaboraçãoResumo
Este estudo teve como propósito construir um espaço de conversa entre os participantes de uma ONG, com o intuito de promover vínculos, ações colaborativas e diálogo entre eles. Como procedimento, realizamos um encontro inicial, cinco rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e uma entrevista com cada participante. Para efeito de análise, destacamos nas rodas de TCI os sentimentos de impotência e ansiedade como temas mais frequentes, e como estratégias de enfrentamento, a religiosidade e a espiritualidade. Quanto às entrevistas, organizamos em seis temas os momentos que nos pareceram marcantes: acordos conversacionais; vínculos interpessoais; nova visão de si mesmo; colaboração e aprendizagem compartilhada; o lúdico; política institucional. Os resultados sugerem que a metodologia da TCI foi adequada para alcançar nosso objetivo, podendo ser útil para outras instituições e equipes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).