Intervenções para Terapias com Casais:

Recursos Clínicos do Método Gottman

Autores

Palavras-chave:

Terapia de casal, Aconselhamento conjugal, Relações conjugais, Método Gottman, Conflito conjugal

Resumo

Este artigo buscou reunir os principais recursos para manejo em atendimentos de casais oferecidos por John Gottman. A partir de décadas de dados coletados em suas pesquisas, observando as dinâmicas de casais em seu laboratório, o pesquisador desenvolveu um método próprio de atendimento, difundido em todo o mundo como Método Gottman, que compreende uma abordagem prática e efetiva de manejo terapêutico. A clínica com casais envolve uma complexidade que se apresenta como uma tarefa desafiadora mesmo para terapeutas experientes, os quais podem carecer de recursos práticos para serem utilizados com díades. O objetivo do presente trabalho é caracterizar recursos propostos pelo Método Gottman que podem ser utilizados na prática clínica com casais. Espera-se que os recursos clínicos compartilhados possam contribuir para a prática de terapeutas que atendam casais. Compreende-se que investir nas técnicas de intervenção com casais oportuniza a qualidade dos vínculos conjugais, bem como a saúde dos envolvidos nos relacionamentos íntimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Baron Pinheiro, Familiare Instituto Sistêmico

Psicóloga (CESUSC), Formação em Terapia Relacional Sistêmica (Familiare Instituto Sistêmico).

Simone Dill Azeredo Bolze, Familiare Instituto Sistêmico

Psicóloga (UNISINOS), Especialista em Psicologia Clínica (Familiare Instituto Sistêmico), Mestre e Doutora em Psicologia (UFSC). Docente da formação em Terapia Relacional Sistêmica no Familiare Instituto Sistêmico. Vínculo Institucional: Familiare Instituto Sistêmico.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Pinheiro, J. B., & Bolze, S. D. A. (2022). Intervenções para Terapias com Casais:: Recursos Clínicos do Método Gottman. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(71), 43–55. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/645

Edição

Seção

Artigos