ISSN 0104-7841 (versão impressa)
ISSN 2594-4363 (on-line)
Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Nova Perspectiva Sistêmica propõe-se a divulgar informações e conhecimentos derivados de estudos teóricos, de caráter qualitativo e relatos de experiência sobre famílias, terapia familiar, terapias narrativas, práticas colaborativas, prática sistêmicas contemporâneas e construcionismo social. Prioriza epistemologias pós-modernas que dão enfase a produção de sentidos e significados e perspectiva relacional dialógica.
Publica, em suas diferentes seções a) Traduções de artigos já publicados internacionalmente em outras revistas de autores/as de referências na área do escopo da revista; b) Artigos originais; c) Resenha de filmes, séries ou outros conteúdos midiáticos, apresentados de forma reflexivo crítica e relacionado aos temas do escopo da revista e da prática profissional; d) Reflexões da prática profissional, relatos pontuais de experiências inovadoras e originais; e) Entrevistas; f) Relatórios ou ações práticas relacionadas ao escopo da revista; g) Resenhas de livros e de artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
É uma condição para publicação do manuscrito submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido a outro veículo de divulgação.
O processo de avaliação de manuscritos é feito em 3 (três) etapas, descritas a seguir:
1ª etapa de avaliação
Após a submissão, os manuscritos são avaliados quanto à adequação às normas aqui especificadas (Instruções aos Autores). Nessa etapa, conduzida pela equipe composta pela Editora Geral e por Assistentes de Edição, confere-se todos os itens explicitados para preparação do manuscrito e sua efetiva submissão. Quando houver equívocos na submissão, os autores serão notificados e terão mais uma oportunidade de adequar os manuscritos.
2ª etapa de avaliação
Nessa etapa, a Comissão Editorial realiza a avaliação de relevância do manuscrito para o campo do escopo da NPS, adequação ao escopo da revista e qualidade geral do texto.
3ª etapa de avaliação
Nessa etapa, os manuscritos são acompanhados pela equipe de editores da Revista Nova Perspectiva Sistêmica que se responsabilizam pela designação de avaliadores ad hoc. As submissões serão encaminhadas para avaliação pelos pares preservando a identidade dos autores e consultores (double blind review).
Os pareceres emitidos pelos consultores contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação. Aos membros do Conselho Editorial, após a apreciação reformulada, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. Os autores serão informados de todas as etapas. O Conselho Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo editorial.
Os autores não são submetidos a qualquer taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos.
Periodicidade
A revista Nova Perspectiva Sistêmica é quadrimestral. É publicada nos meses de abril, agosto e dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética e Práticas Editoriais
Aos pesquisadores, autores, editores e avaliadores aplicam-se normas de conduta que definem a integridade ética das atividades científicas. Para tanto, recomenda-se aos mesmos a leitura dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:
- a Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, https://wcrif.org/wcri2010;
- o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014, http://www.fapesp.br/boaspraticas/;
- as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011, http://cnpq.br/diretrizes;
- o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações – COPE (https://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf);
- a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 – Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).
- Best Practice Guidelines on Publishing Ethics (https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html)
Conflito de interesses
- Em relação aos consultores ad hoc, são considerados conflitos de interesse a existência de quaisquer fatores de índole política, religiosa, relacional ou outro que possa vir a comprometer a capacidade do mesmo de emitir juízo objetivo, afetando favorável ou desfavoravelmente o tratamento imparcial dos artigos submetidos a sua revisão.
- Quanto aos autores, a revista considera conflito de interesses a existência de dependência financeira e/ou profissional que possa comprometer a produção objetiva de resultados de investigação, bem como sua interpretação. Em ambos os casos, caberá à comissão editorial decidir se um caso configura propriamente conflito de interesses.
Indexadores
DOAJ
PePSIC
BVS-PSI
MIAR Universitat Barcelona
Latindex
Clase
REDIB
Psicodoc
Periódicos CAPES
Google Scholar
Sumários.org
DIADORIM
Dialnet
Estrato B1 do Qualis
Histórico do periódico
A revista Nova Perspectiva Sistêmica é publicada desde 1991, portanto já com três décadas de existência. Com edições apenas impressas até 2015, desde o início de 2016 passou a integrar também o sistema online e acesso aberto.
Está indexada por DOAJ, PePSIC, BVS-PSI, MIAR Universitat Barcelona, Latindex, Clase, REDIB, Psicodoc, Periódicos CAPES, Google Scholar, Sumários.org, DIADORIM e Dialnet. Classificada como B1 no último Qualis/Capes.