Terapia narrativa
aspectos relevantes sobre o processo e a relação terapêutica
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.687Palavras-chave:
terapia narrativa, processo terapêutico, relação terapêuticaResumo
A terapia narrativa (TN) proposta por Michael White e David Epston tem conquistado cada vez mais adeptos no campo da psicoterapia no Brasil. Assim, torna-se frequente o questionamento: “como eu sei se o que estou desenvolvendo é uma terapia narrativa?”. Considerando isso, o presente ensaio teórico tem o objetivo de colaborar na oferta de um entendimento possível acerca do processo terapêutico narrativo e da relação terapêutica narrativa propostos pelos referidos autores, no sentido de buscar dar visibilidade para o “como” eles podem ser construídos, tanto de modo verbal como visual. Considera-se que compreender a relação e o processo terapêutico pode inclusive propiciar um aperfeiçoamento do uso e da adaptação de tais práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).