Diálogos entre mães e pais
pensando a prática grupal com equipe reflexiva na parentalidade adotiva
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.751Palavras-chave:
adoção, grupos, equipe reflexivaResumo
Este artigo relata a experiência de grupos de pretendentes à adoção na modalidade remota, com a participação de uma equipe reflexiva e analisa a percepção dos participantes sobre essa prática. Quatorze pessoas participaram. Os principais resultados demonstram que o grupo e a equipe reflexiva contribuíram para uma reflexão profunda sobre adoção, aumentando o conhecimento e a sensação de acolhimento dos participantes no contexto grupal. Essa experiência aponta para uma relação proveitosa no uso de equipes reflexivas em intervenções grupais com pretendentes à adoção. Sugere-se que futuros estudos e intervenções sejam desenvolvidos com outros grupos reflexivos abordando diferentes temas. Enfatiza-se a importância de projetos voltados à parentalidade adotiva que possibilitem acompanhamento, além do curso obrigatório do Poder Judiciário, oferecendo um espaço relevante para reflexão sobre o projeto adotivo, sem caráter avaliativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).