Intersecções iniciais

Mapa de Rede Social, Construcionismo Social e Psicologia em Contextos de Desastres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.741

Palavras-chave:

psicologia, desastres, construcionismo social, mapa de rede social

Resumo

Os desastres são eventos que ocorrem dentro de um ambiente vulnerável com efeitos que transcendem a capacidade da comunidade de resposta. Diante deste cenário, a psicologia pode contribuir com a comunidade no restabelecimento de seu agenciamento próprio. Proponho utilizar o mapa de rede pessoal de Sluzki como ferramenta para auxiliar as intervenções da psicologia. A postura construcionista social auxilia nos entendimentos e significados sobre o evento, através de uma prática político-crítica. Este trabalho tem como objetivo fazer intersecções iniciais entre construcionismo social, mapa de rede social de Sluzki e a psicologia na gestão integral de riscos e desastres. Essas aproximações foram exemplificadas através de três atuações da autora em contextos de desastres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Albuquerque Rubio, Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITFSP), SP

Psicóloga, Terapeuta de Família e de Casal - ITFSP

Simone Bambini Negozio, Instituto de Terapia Familiar de São Paulo (ITFSP), SP

Terapeuta Familiar, Docente, supervisora e membro da equipe gestora do Instituto de Terapia Familiar de São Paulo -ITFSP.

Downloads

Publicado

12/01/2023

Como Citar

Rubio, M. A., & Negozio, S. B. (2023). Intersecções iniciais: Mapa de Rede Social, Construcionismo Social e Psicologia em Contextos de Desastres . Nova Perspectiva Sistêmica, 32(77), 85–98. https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.741

Edição

Seção

Artigos