Conexões de rede
interação entre idosos e familiares na pandemia de covid-19 - revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.684Palavras-chave:
redes sociais, idosos, vínculos familiaresResumo
A pandemia de covid-19 exigiu distanciamento social. O contato virtual passou a ser uma alternativa, porém as pessoas idosas não têm o mesmo letramento digital que gerações mais novas, nascidas em um contexto tecnológico. O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização de redes sociais por idosos para a manutenção de vínculos familiares durante esta pandemia. Para a presente revisão sistemática qualitativa, foram realizadas buscas nas bases de dados: BVS, Scopus, PsycInfo e PubMed entre 2020 e 2022. Os resultados foram organizados em 4 categorias: Conexões com a rede de apoio; Rituais e organização familiar; Processo de adaptação multigeracional; e, Implicações do distanciamento e estratégias desenvolvidas. Idosos fizeram uso de recursos digitais para a comunicação com familiares e rede de apoio durante a pandemia de covid-19, embora não considerem que essa alternativa substitua a convivência pessoalmente. Cabe a todas as gerações garantir acesso, atenção e adaptação dos recursos que proporcionem saúde aos idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).