Estudante e aprendizagem: relações mutualmente construídas

Autores/as

  • Caroline Battistello Cavalheiro de Souza Instituto Movimento, Florianópolis, SC
  • Bruno Lenzi Instituto Movimento, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v27i62.447

Palabras clave:

Terapia dialógica colaborativa, Pesquisa qualitativa pós-moderna, Educação

Resumen

Motivados pelo sofrimento e transformação de uma cliente ao longo do processo terapêutico, este artigo apresenta reflexões resultantes de um estudo de caso sócio construcionista acerca dos significados atribuídos às “dificuldades de aprendizagem” para uma estudante de 15 anos. A pesquisa utilizou como caminho metodológico relatos da estudante, entrevista se-mi-estruturada e reflexões da autora/ terapeuta. Percebemos que ao longo das nossas conver-sações os significados atribuídos ao TDAH transformaram-se, pois já não tinham peso de “dificuldades”. Uma nova forma de relacionamento com o entorno educacional foi construída, uma que presa pela singularidade e responsabilidade relacional.

DOI http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632018v27n62a05

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Biografía del autor/a

Caroline Battistello Cavalheiro de Souza, Instituto Movimento, Florianópolis, SC

Psicóloga, pedagoga, mestre em Educação.  Instituto Movimento, Florianópolis/SC.

Bruno Lenzi, Instituto Movimento, Florianópolis, SC

Psicólogo, terapeuta dialógico. Instituto Movimento, Florianópolis/SC.

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Publicado

2019-02-09

Cómo citar

Souza, C. B. C. de, & Lenzi, B. (2019). Estudante e aprendizagem: relações mutualmente construídas. Nova Perspectiva Sistêmica, 27(62), 71–87. https://doi.org/10.38034/nps.v27i62.447

Número

Sección

Artigos