Estudante e aprendizagem: relações mutualmente construídas

Authors

  • Caroline Battistello Cavalheiro de Souza Instituto Movimento, Florianópolis, SC
  • Bruno Lenzi Instituto Movimento, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v27i62.447

Keywords:

Terapia dialógica colaborativa, Pesquisa qualitativa pós-moderna, Educação

Abstract

Motivados pelo sofrimento e transformação de uma cliente ao longo do processo terapêutico, este artigo apresenta reflexões resultantes de um estudo de caso sócio construcionista acerca dos significados atribuídos às “dificuldades de aprendizagem” para uma estudante de 15 anos. A pesquisa utilizou como caminho metodológico relatos da estudante, entrevista se-mi-estruturada e reflexões da autora/ terapeuta. Percebemos que ao longo das nossas conver-sações os significados atribuídos ao TDAH transformaram-se, pois já não tinham peso de “dificuldades”. Uma nova forma de relacionamento com o entorno educacional foi construída, uma que presa pela singularidade e responsabilidade relacional.

DOI http://dx.doi.org/10.21452/2594-43632018v27n62a05

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Author Biographies

Caroline Battistello Cavalheiro de Souza, Instituto Movimento, Florianópolis, SC

Psicóloga, pedagoga, mestre em Educação.  Instituto Movimento, Florianópolis/SC.

Bruno Lenzi, Instituto Movimento, Florianópolis, SC

Psicólogo, terapeuta dialógico. Instituto Movimento, Florianópolis/SC.

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Published

2019-02-09

How to Cite

Souza, C. B. C. de, & Lenzi, B. (2019). Estudante e aprendizagem: relações mutualmente construídas. Nova Perspectiva Sistêmica, 27(62), 71–87. https://doi.org/10.38034/nps.v27i62.447

Issue

Section

Artigos