Transtorno do espectro do autismo no ciclo de vida familiar:

estudo de casos múltiplos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i76.718

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, ciclo de vida familiar, mães, estudo de casos múltiplos

Resumo

O presente estudo objetivou conhecer as possíveis repercussões do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ciclo de Vida Familiar (CVF) a partir das perspectivas maternas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com quatro mães com filhos diagnosticados com TEA, que vivenciavam diferentes etapas do CVF. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados baseou-se na descrição dos casos à luz da Teoria do CVF (McGoldrick & Shibusawa, 2016). Analisou-se como foram vivenciadas as tarefas desenvolvimentais predizíveis no CVF, especificamente nas etapas Família com filhos pequenos, Família com filhos adolescentes, Lançando os filhos e seguindo em frente e Família no estágio tardio da vida. As famílias encontraram dificuldades no cumprimento de algumas tarefas desenvolvimentais, enquanto outras foram atendidas de forma ajustada à sua realidade. Considera-se relevante que profissionais que trabalhem com a referida demanda conheçam as possíveis repercussões do transtorno no CVF, a fim subsidiar percepções e manejos da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Schmitt Colomé, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria, RS

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Juliana Ried, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Terapeuta Familiar Sistêmica.

Amanda Lima Rubim, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela Faculdade de São Paulo, Psicologia Jurídica e Inteligência Forense pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses e Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual pelo IPOG.

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC. Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC) da UFSC.

Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Pós-doutorados pela Universitat Autònoma de Barcelona, España, e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

01/08/2023

Como Citar

Colomé, C. S., Zappe, J. G., Ried, J. ., Rubim, A. L., Menezes, M., & Moré, C. L. O. O. (2023). Transtorno do espectro do autismo no ciclo de vida familiar:: estudo de casos múltiplos. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(76), 45–59. https://doi.org/10.38034/nps.v32i76.718

Edição

Seção

Artigos