Revisitar o passado para criar o futuro:
contribuições de Kenneth J. Gergen para a Psicologia Social em crise nos anos de 1970
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v30i71.629Palavras-chave:
Psicologia Social, Construcionismo Social, Kenneth GergenResumo
O presente trabalho analisa o artigo “Social Psychology as History”, publicado em 1973 por Kenneth Jay Gergen, dando ênfase aos seus principais argumentos, ao contexto de publicação e às repercussões na psicologia social norte-americana e brasileira. Por meio de levantamento bibliográfico, em um primeiro momento, apresentamos os elementos constituintes do período de crise na psicologia social nos anos 1970 e em seguida trazemos as duas linhas de argumento do referido autor. Problematizamos a quem suas críticas se direcionavam, ou seja, quem ele tinha por interlocutor, qual veículo de comunicação utilizou e como foram as primeiras reações a ele nos EUA e no Brasil. Concluímos que, mesmo encontrando dificuldades no meio acadêmico dominante na psicologia social à época, Gergen conseguiu difundir suas reflexões e contribuir para o fortalecimento do movimento Construcionista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).