Fundamentos Epistemológicos da Teoria de Murray Bowen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.614

Palavras-chave:

terapia familiar, Murray Bowen, diferenciação do self

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos epistemológicos da Teoria de Murray Bowen, abordando o contexto histórico-científico do seu surgimento e suas bases epistemológicas. Além disso, discute-se a sua atualidade no campo da Terapia Familiar ao elencar diversas pesquisas que comprovam hipóteses levantadas por esse cientista ainda na década de 70. Na conclusão, aponta-se a importância das contribuições de Bowen para a compreensão do desenvolvimento humano nos diversos campos de aplicação do de sua teoria, principalmente no campo da terapia familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flavia Nascimento Otto, Universidade Católica de Brasília, DF

Doutoranda e Mestre em Psicologia (UCB), Especialista em Educação à Distância (UCDB), Especialista em Saúde Coletiva com enfoque em Educação em Saúde (UnB), Especialista em Terapia Familiar e de Casal (CEFAM) e Graduada em Nutrição (UnB).

Maria Alexina Ribeiro, Universidade Católica de Brasília, DF

Pós-doutorado em Psicologia (U.Porto/Portugal), doutorado e mestrado em Psicologia (UnB), Especialista em Psicoterapia Familiar e Sexual e graduada em"Psicologia (UniCeub). Atuou como"professora e pesquisadora nos Programas de Graduação, Pós-graduação Lato e Strictu-sensu de Psicologia (UCB).

Downloads

Publicado

02/23/2022

Como Citar

Nascimento Otto, A. F., & Ribeiro, M. A. (2022). Fundamentos Epistemológicos da Teoria de Murray Bowen. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(70), 51–63. https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.614

Edição

Seção

Artigos