Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família:
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.608Palavras-chave:
trabalho, home office, tele trabalho, trabalho remoto, famíliaResumo
Esta revisão integrativa da produção nacional objetivou compreender as repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família. Foi consultada a plataforma BVS-Psi, utilizando os descritores home office, tele trabalho e trabalho remoto. Foram recuperadas 301 referências, dentre as quais selecionou-se, baseado nos critérios de elegibilidade, oito artigos. Os resultados indicam escassez de produções nacionais acerca da temática. Referente ao trabalho, verificou-se que os tele trabalhadores, por uma via, percebem maior autonomia e flexibilidade, e, por outra via, enfrentam dificuldades de adaptação, de organizar o tempo e de infraestrutura. Concernente à família, constatou-se que, embora expanda as condições de interação, o home office produz desafios no cumprimento de atividades cotidianas compartilhadas, de tarefas domésticas e de cuidados com familiares, exigindo estratégias de negociação da participação nesse contexto. Discute-se que o home office é mobilizador de um amplo processo de reorganização da vida pessoal, profissional e relacional do indivíduo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).