Amores de casal
Resumo
O artigo retrata o amor caracterizado como “de casal” quando, numa situação de interação, a identidade e a alteridade se reconstroem constantemente entre os polos do desejo e do amor. Desejo e amor, por sua vez, podem ter diferentes significados que, no contexto das condutas relacionais de coexistência, constituem diversos duetos (casais). A questão é se o amor de casal pode ser vivido nos distintos duetos que surgem durante a vida ou mesmo de forma simultânea, e qual o tamanho do impacto que nossos condicionantes sociais causam em tais possibilidades.
Palavras-chave: amor, circularidade, situação
Downloads
Referências
BUMAN, Z. Amor líquido. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005. KERNBERG, O. Relaciones amorosas. Normalidad y patología. Buenos Aires: Ed. Paidós, 1995.
KRAFFT EBING, V. Psicopatía sexual. Buenos Aires: Ediciones Progreso y Cultura, 1942.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.B.; Diccionario de psicoanálisis. Barcelona: Ed Labor, 1993.
MATURANA, H.; DÁVILA, X. “Las conversaciones liberadoras en la biología cultural.” Buenos Aires, Perspectivas Sistémicas, ano 19, n. 94, 95, 2007.
PLATÓN. Fedro. En el banquete, Fedón y Fedro. Barcelona: Ed. Labor, 1979. Pág. 320.
THÉRY, I. Entrevista publicada no diário Clarín. Buenos Aires: 17 de junho de 2007.
WINNICOTT, D.W. El proceso de maduración en el niño. Barcelona, Ed. Laia, 1975.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).