Cuidando das relações familiares e comunitárias: notas sobre a história do Instituto Noos
Resumen
Pouco se tem escrito sobre a história da terapia familiar no Brasil e a difusão do construcionismo social. Buscando registrar alguns momentos dessa história, o objetivo desse texto é resgatar narrativas sobre a construção do Instituto Noos, do Rio de Janeiro, suas atividades de ensino, de serviços a comunidade, e o papel do construcionismo social em sua proposta teórica e metodológica. Ele é resultado de uma entrevista com Carlos Eduardo Zuma e Jorge Bergallo - fundadores do Instituto Noos, juntamente com Helena Julia Monte e André Rego - na qual são apresentados relatos sobre a trajetória desses profissionais, a motivação para a criação do instituto, suas influências teóricas e momentos marcantes da sua história, a publicação da Revista Nova Perspectiva Sistêmica, as contribuições e críticas ao construcionismo, e os cuidados com o futuro do instituto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-06-23
Cómo citar
Rasera, E. F. (2016). Cuidando das relações familiares e comunitárias: notas sobre a história do Instituto Noos. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(50), 124–133. Recuperado a partir de https://revistanps.com.br/nps/article/view/98
Número
Sección
Família e Comunidade em Foco
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).