A metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no Centro de Referência de Assistência Social: uma proposta teórica e prática

Autores/as

  • Rodrigo Tavares Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Centro de Referência de Assistência Social. Metodologia de Atendimento Sistêmico. Rede social.

Resumen

Esta pesquisa tem a intenção de compreender se a Metodologia de Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais, criada por Juliana Gontijo Aun, Maria José Esteves de Vasconcellos e Sônia Vieira Coelho, pode ser utilizada para alcançar os objetivos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O método de pesquisa utilizado, exploratório e bibliográfico, proporciona a aproximação conceitual da Metodologia de Atendimento Sistêmico com a organização e a estrutura, os princípios, os objetivos e as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Atendimento Sistêmico, distinguido como uma rede de conversações transformadoras em torno de uma situação-problema, tem o objetivo de criar um contexto de autonomia que possibilite aos elementos do sistema desenvolverem formas de se relacionar que não incluam os antagonismos, para que essas relações se transformem em relações colaborativas. Assim, os resultados mostram que essa metodologia pode ser utilizada para alcançar os objetivos do CRAS.

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Publicado

2016-06-21

Cómo citar

Tavares Mendonça, R. (2016). A metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no Centro de Referência de Assistência Social: uma proposta teórica e prática. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(50), 74–88. Recuperado a partir de https://revistanps.com.br/nps/article/view/92

Número

Sección

Artigos