Masculinities, Psychotherapy and Social Constructionism
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.713Palabras clave:
Construccionismo Social, Psicoterapia, Hombres, MasculinidadesResumen
El propósito de este artículo es presentar el Construccionismo Social como un poderoso enfoque psicoterapéutico para el cuidado de los hombres (cis) y sus masculinidades. Para ello, presentamos epistemologías construccionistas sociales relacionales y dos dimensiones que contribuyen a los cambios buscados por los hombres. Destacamos en el texto cómo reconocemos a los hombres y sus masculinidades a través de epistemologías construccionistas y sus diálogos con los Estudios Feministas de Género. Es a través de esta inversión epistemológica que la práctica terapéutica se construye como una posibilidad posmoderna que acoge las múltiples narrativas del Yo de los hombres y sus expresiones de masculinidad. Para dar cuenta de nuestra narrativa, presentamos el caso de Rafael y cómo su proceso terapéutico caminó hacia el desarrollo de cambios relacionales.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).