Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna

Autores/as

  • Rafaella Medeiros de Mattos Brito Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE
  • Idilva Maria Pires Germano Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no curso de Graduação em Psicologia

Palabras clave:

Terapia Narrativa, Abordagem Colaborativa, Construcionismo Social

Resumen

Acompanhando o giro linguístico nas Ciências Sociais, cresce o interesse na função das narrativas e de outras práticas discursivas nos processos de produção de sentido. No campo psicoterápico, tal interesse está no surgimento das chamadas “Terapias Pós-modernas”, cuja fundamentação epistemológica leva a repensar a teoria e a prática clínicas. No guarda-chuva paradigmático dessas terapias, destaca-se a influência do Construcionismo Social como metateoria em duas abordagens: Terapia Narrativa (Michael White e David Epson) e Terapia Colaborativa (Anderson & Goolishian). Este trabalho aponta a influência sócio-construcionista como base epistemológica nas duas abordagens, explorando as transformações da psicoterapia no cenário atual.

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Biografía del autor/a

Rafaella Medeiros de Mattos Brito, Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE

Psicóloga, com formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica com a Profa. Dra. Virginia Moreira; Abordagem Centrada na Pessoa com Emanuel Meireles (UFPA/Belém) e Arte-Terapia pelo Instituto Aquilae. Atualmente é mestranda em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Idilva Maria Pires Germano, Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no curso de Graduação em Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no curso de Graduação em Psicologia.

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Publicado

2016-03-03

Cómo citar

Brito, R. M. de M., & Germano, I. M. P. (2016). Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna. Nova Perspectiva Sistêmica, 22(47), 57–73. Recuperado a partir de https://revistanps.com.br/nps/article/view/7

Número

Sección

Artigos