Supervisão em mediação: uma abordagem sistêmica de apresentação de caso
Palabras clave:
Apresentação de Caso em Mediação, construcionismo social, Teoria UResumen
O artigo apresenta um modelo de supervisão para apresentação de casos em mediação a partir dos aportes do construcionismo social e o processo U. Este método foi criado, primeiramente, para o contexto do Setor de Mediação do Fórum de Santana. O novo método contribuiu sobremaneira para a capacidade de reflexão e da ampliação do repertório do mediador e, mais especificamente, da sua percepção em relação ao sistema mediador-mediando e comediação.
Descargas
Citas
Andersen, T. (2002). Processos Reflexivos (2o ed.). Rio de janeiro: Noos.
Checkland, P., & Scholes, J. (2005). Soft Systems Methodology in Action. Chichester - England: John Wiley.
Gazda, G. M. (1968). Basic approach to group psychotherapy and group counseling. Springfield, Illinois: Charles C Thomas.
Gergen, K. J., & Gergen, M. (2010). Construcinismo Social: um convite ao diálogo. Rio de Janeiro: Intituto Noos.
Hammond, J. S. (2002). Aprendizado pelo Método de Casos. Boston.
Hassan, Z. (2006). Connecting to the Source: the U Process. The Systems Thinker, 17(7), 2–7.
Jaworski, J. (2014). Sincronicidade: o caminho interior da liderança (2o ed.). São Paulo: Senac São Paulo.
Kahane, A. (2008). Como resolver problemas complexos: uma forma aberta de falar, escutar e criar novas realidades. São Paulo: Senac São Paulo.
Monk, G., & Winslade, J. (2013). When stories clash: addressing conflict with narrative mediation (e-book.). Chagrin Falls: Taos Institute.
Patterson, C. H. (1973). The theory of counseling and psychotherapy (2nd editio.). New York: Harper & Row.
Patterson, L. E., & Eisenberg, S. (1988). O processo de aconselhamento (1a ed.). São Paulo: Livraria Martins Fontes editora.
Scharmer, C. O. (2010). Teoria U. Rio de Janeiro: Elsevier.
Senge, P. M. (1999). A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizaçoes que aprendem. Rio de Janeiro: Campus.
Senge, P., Scharmer, C. O., Jaworski, J., & Flowers, B. S. (2007). Presença. São Paulo: Pensamento-Cultrix.
Spotnitz, H. (1963). Group Counseling Methods. In Handbook of Counseling Techniques. New York: The MacMillan Company.
Valença, A. C. (2011). Aprendizagem Organizacional: 123 aplicações práticas de arquétipos sistêmicos. São Paulo: Senac São Paulo.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).