Mediação narrativa: uma abordagem diferenciada para a resolução de conflitos

Autores

  • John Winslade College of Education California State University
  • Gerald Monk College of Education, San Diego State University

Palavras-chave:

mediação, narrativa, escuta dupla, externalização, contra história.

Resumo

Este artigo apresenta uma visão geral dos fundamentos teóricos e das práticas específicas da mediação narrativa. Os pressupostos pós-modernos e do construcionismo social são apresentados, seguidos pelas práticas de conversa de externalização, dupla escuta, mapeamento dos efeitos e a construção da contra-história no trabalho narrativo. O objetivo principal deste artigo é mostrar como a criação de um novo espaço relacional, usando os métodos narrativos, cria o ambiente para a obtenção de um entendimento mútuo, um fator necessário para se chegar às negociações satisfatórias e bem sucedidas, assim como em compromissos duradouros. 

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Biografia do Autor

John Winslade, College of Education California State University

College of Education

California State University 

Gerald Monk, College of Education, San Diego State University

College of Education, San Diego State University, 5500 Campanile Drive, San Diego, California 92182, USA

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Publicado

06/23/2016

Como Citar

Winslade, J., & Monk, G. (2016). Mediação narrativa: uma abordagem diferenciada para a resolução de conflitos. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(54), 7–16. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/99

Edição

Seção

Artigos