Histórias que fortalecem profissionais em um contexto de adoecimento progressivo
Keywords:
Doenças neuromusculares, profissional de saúde, práticas narrativas, documento coletivoAbstract
Este artigo descreve o processo de construção de um contexto de diálogo e colaboração em uma equipe multidisciplinar, especializada em pacientes com doenças neuromusculares. A equipe experimenta diariamente sentimentos de impotência diante da precocidade da morte e da incerteza do futuro, por vezes sem espaço para serem compartilhados na rotina de trabalho. Relata especificamente, a produção de um documento coletivo e posteriormente a realização de uma cerimônia de definição, ambos inspirados nas chamadas Práticas Narrativas Coletivas descritas por David Denborough. Narrar e renarrar histórias vividas com os pacientes, ressaltando habilidades e conhecimentos da equipe ao enfrentar as dificuldades para estar da melhor maneira possível com tais pacientes e seus familiares, colaborou para o fortalecimento da equipe e proporcionou o início de uma grande rede conversacional sobre o tema.Downloads
References
Andersen, T. (2002). Processos Reflexivos. Trad. Rosa Maria Bergallo. Rio de Janeiro: NOOS.
Camargo-Borges, C. (2010). Terapia social: desenvolvimento humano e mudança social. Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 62 (3): 1-114.
Denborough, D. (2008). Práticas Narrativas Coletivas: trabalhando com indivíduos, grupos e comunidades que vivenciaram traumas. São Paulo: Dulwich Centre Publications.
Müller, A. (s/d). Práticas Narrativas Coletivas. Recuperado em 12 setembro, 2014, de http://www.terapianarrativa.com.br/praticas.html
Reed, U. (2002). Doenças neuromusculares. Jornal de Pediatria. Vol. 78, Supl.1.
White, M. (2012). Mapas da Prática Narrativa. Porto Alegre: Pacartes.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).