Produção de conhecimento e o impacto de nossas pesquisas
um convite construcionista social
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.882Palavras-chave:
Pesquisa científica, Contrucionismo social, Interações dialógicas, ArtesResumo
E se a avaliação da nossa produção científica fosse dada a partir do participante e seu contexto? As medidas de impacto e avaliação de uma pesquisa costumam ser atribuídas a sua publicação e quantidade de citações recebidas. Porém, quais efeitos emergiriam se utilizássemos como parâmetro a avaliação de quem participa dessas pesquisas? Este texto é uma oferta para pensarmos nossos trabalhos, não apenas na lógica da academia tradicional, mas também como prática ética e relacional, atenta aos contextos, às narrativas e aos significados compartilhados nas interações. Para tanto, demonstramos como a orientação construcionista social e as artes podem ser recursos para a construção de pesquisas relacionais, voltadas à construção de futuros desejáveis e em sintonia com as necessidades das comunidades participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














