Equipe reflexiva como prática colaborativo-dialógica
O trabalho com homens autores de violência
Palavras-chave:
Assistência Social, Masculinidades, Grupo Reflexivo de Gênero, Equipe ReflexivaResumo
Apresentamos a Equipe Reflexiva, presente na estratégia metodológica reconhecida como Grupo Reflexivo de Gênero, a partir de uma proposta colaborativa e dialógica. O contexto de atuação foi a política pública de Assistência Social no Brasil. O estudo destaca o compromisso dessa equipe com a construção de justiça social e a superação da violação de direitos, por meio de práticas colaborativas fundamentadas no Construcionismo Social e abordagens feministas que exploram a linguagem na formação das realidades sociais. A equipe reflexiva promove diálogos equitativos e críticos nos encontros, buscando compreender e transformar as perspectivas masculinas sobre gênero e violência, impactando significativamente a dinâmica do grupo. O CREAS, enquanto espaço institucional público, oferece apoio a sujeitos em contextos de violação de direitos, sendo o cenário para a implementação dessas práticas. Ressaltamos a importância da presença ética, da escuta atenta e da transformação mútua, alinhando a atuação da equipe à ideia de habitar a presença de maneira radical. Este estudo contribui para a compreensão das estratégias de acolhimento de masculinidades no âmbito do SUAS, refletindo sobre as implicações sociais e culturais das intervenções conduzidas pela equipe reflexiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).