Caminhos de esperança
Integrações entre diálogo aberto e diálogo antecipatório na crise suicida
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.865Palavras-chave:
diálogo aberto, diálogo antecipatório, crise suicida, construção de sentidoResumo
Este artigo propõe uma análise teórico-clínica integradora das abordagens do Diálogo Aberto e do Diálogo Antecipatório no manejo da crise suicida. Fundamentado em uma epistemologia construcionista e dialógica, o texto destaca a coconstrução de sentidos entre pessoa, rede de apoio e profissionais. A partir de um caso clínico, ilustra-se como essas práticas se complementam na criação de espaços terapêuticos seguros e promotores de esperança. São discutidos princípios como dialogismo, tolerância à incerteza e centralidade das relações. Conclui-se que essa integração constitui uma alternativa humanizada às práticas tradicionais em contextos de sofrimento psíquico agudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
12/10/2025
Como Citar
Ruffino, C. M. C. (2025). Caminhos de esperança: Integrações entre diálogo aberto e diálogo antecipatório na crise suicida. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(83), 21–33. https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.865
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














