Caminhos de esperança

Integrações entre diálogo aberto e diálogo antecipatório na crise suicida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.865

Palavras-chave:

diálogo aberto, diálogo antecipatório, crise suicida, construção de sentido

Resumo

Este artigo propõe uma análise teórico-clínica integradora das abordagens do Diálogo Aberto e do Diálogo Antecipatório no manejo da crise suicida. Fundamentado em uma epistemologia construcionista e dialógica, o texto destaca a coconstrução de sentidos entre pessoa, rede de apoio e profissionais. A partir de um caso clínico, ilustra-se como essas práticas se complementam na criação de espaços terapêuticos seguros e promotores de esperança. São discutidos princípios como dialogismo, tolerância à incerteza e centralidade das relações. Conclui-se que essa integração constitui uma alternativa humanizada às práticas tradicionais em contextos de sofrimento psíquico agudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Márcia Caron Ruffino, Conversações - Instituto de Facilitação de Diálogos, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Pedagoga, mestre e doutora em Psicologia. Terapeuta Familiar e de Casal, Orientadora Parental, Mediadora de Conflitos, Supervisora Clínica. Cofundadora do Instituto ConversAções de Ribeirão Preto-SP.

Publicado

12/10/2025

Como Citar

Ruffino, C. M. C. (2025). Caminhos de esperança: Integrações entre diálogo aberto e diálogo antecipatório na crise suicida. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(83), 21–33. https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.865

Edição

Seção

Artigos