Clínica psicológica ampliada

contribuições da dialogia bakhtiniana e da psicologia social construcionista de Gergen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.864

Palavras-chave:

clínica, saúde mental, construcionismo, dialogia, psicologia social

Resumo

O conceito de Clínica Ampliada em Saúde tem sido utilizado no núcleo de práticas psicológicas para designar atuações mais engajadas com as necessidades da saúde pública. Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas que problematizam essa discussão. A clínica psicológica ampliada, não reduzida à psicoterapia, integra as dimensões orgânicas e sociais às dimensões subjetivas no cuidado psicológico em saúde. Baseamo-nos na filosofia de Mikhail Bakhtin, que sinaliza a necessidade de manter discursivamente a pluralidade das vozes, possibilitando um discurso em perpétuo devir; e no construcionismo de Kenneth Gergen e sua proposta de ampliar o espectro dialógico dos nossos conceitos, permitindo assim a criação de práticas outras. A nossa defesa é que uma forma possível de ampliação no âmbito da clínica psicológica tem a ver com as múltiplas versões da saúde mental para além da psicopatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Sala, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Psicóloga da UFPB. Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência da UFPE. Mestre e doutoranda em psicologia pela UFBA. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (LEV) do IPSS/UFBA.

Maricelly Gómez-Vargas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professora adjunta do Instituto de Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (IPSS/UFBA). Doutora em psicologia pela UFBA. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (LEV) do IPSS/UFBA.

Mônica Lima, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professora Titular do IPSS/UFBA. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (IPSS/UFBA). Coordenadora do Laboratório de Estudos Vinculares em Saúde Mental (LEV) do IPSS/UFBA.

Leila Tibiriçá, Clínica particular, Salvador, BA, Brasil

Atua como psicóloga clínica e jurídica. Possui mestrado em Políticas Sociais e Cidadania (UcSal); Especialista em Psicologia Social Jurídica (UERJ); Formação em Psicologia Social e formação na Abord. Clínica Relacional Sistêmica.

Publicado

12/10/2025

Como Citar

Sales Sala gomes, E., Gómez-Vargas, M., Lima de Jesus, M., & Tibiriçá de Carvalho, L. (2025). Clínica psicológica ampliada: contribuições da dialogia bakhtiniana e da psicologia social construcionista de Gergen. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(83), 34–44. https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.864

Edição

Seção

Artigos