Clínica psicológica ampliada
contribuições da dialogia bakhtiniana e da psicologia social construcionista de Gergen
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.864Palavras-chave:
clínica, saúde mental, construcionismo, dialogia, psicologia socialResumo
O conceito de Clínica Ampliada em Saúde tem sido utilizado no núcleo de práticas psicológicas para designar atuações mais engajadas com as necessidades da saúde pública. Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas que problematizam essa discussão. A clínica psicológica ampliada, não reduzida à psicoterapia, integra as dimensões orgânicas e sociais às dimensões subjetivas no cuidado psicológico em saúde. Baseamo-nos na filosofia de Mikhail Bakhtin, que sinaliza a necessidade de manter discursivamente a pluralidade das vozes, possibilitando um discurso em perpétuo devir; e no construcionismo de Kenneth Gergen e sua proposta de ampliar o espectro dialógico dos nossos conceitos, permitindo assim a criação de práticas outras. A nossa defesa é que uma forma possível de ampliação no âmbito da clínica psicológica tem a ver com as múltiplas versões da saúde mental para além da psicopatologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














