Ética como potencial discursivo
Palavras-chave:
Ética relacional, Potencial discursivo, Construção social, Multiplicidade de coordenação, Ordens morais, Código de prática éticaResumo
A prática terapêutica deve ser, acima de tudo, ética. E, na maioria dos casos, o que é designado como ético é equiparado ao que é legal e justo. Mas o que conta como ética em um mundo de multiplicidade, diferença e complexidade? Ao mudarmos do mundo modernista da certeza (onde os códigos de ética são criados) para uma sensibilidade relacional em que a complexidade e a incerteza servem como guias, também precisamos nos libertar da ideia de uma noção universal e descontextualizada de ética. Uma ética relacional direciona nossa atenção para como podemos criar oportunidades para conversas diferentes, baseadas na curiosidade, nas quais podemos buscar coerência local. Com uma ética de potencial discursivo, podemos tentar coordenar várias ordens morais e imaginar um futuro que seja sensível às relações. Podemos aproveitar o potencial de coordenar as diferenças para ir além das soluções simples, das resoluções universais e do nosso desejo de eliminar as diferenças de uma vez por todas. Neste artigo, defendo que uma ética de potencial discursivo nos sensibiliza para as nuances contextuais e relacionais da vida cotidiana e, assim, evita julgamentos éticos legalizados e descontextualizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).