Contribuições do Diálogo Aberto à consulta conjunta
reflexões a partir de um atendimento familiar
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.848Palavras-chave:
Diálogo Aberto, consulta conjunta, terapia familiarResumo
A consulta conjunta é um recurso terapêutico presente no contexto da clínica ampliada, permitindo a profissionais da saúde de diferentes especialidades ou campos de atuação somarem suas ferramentas em prol da assistência de casos complexos. No entanto, muitos desafios se impõem ao trabalho multiprofissional conduzido em conjunto. Neste trabalho, partimos do tratamento de um adolescente e sua família, conduzido à duas mãos por diferentes especialistas, para discutir contribuições do Diálogo Aberto a esse tipo de atendimento. Essa abordagem, desenvolvida na saúde pública finlandesa, oferece contribuições valiosas para a comunicação entre os profissionais na sessão e entre paciente, familiares e sua rede social significativa, dentre outros recursos para a escuta e a tomada de decisões compartilhada. Destacamos a importância de formulações como a mente encarnada [embodied mind], os diálogos reflexivos, a aliança terapêutica com a família e a flexibilidade e tolerância à incerteza como contribuições fundamentais para o dispositivo da consulta conjunta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














