Contribuições do Diálogo Aberto à consulta conjunta

reflexões a partir de um atendimento familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.848

Palavras-chave:

Diálogo Aberto, consulta conjunta, terapia familiar

Resumo

A consulta conjunta é um recurso terapêutico presente no contexto da clínica ampliada, permitindo a profissionais da saúde de diferentes especialidades ou campos de atuação somarem suas ferramentas em prol da assistência de casos complexos. No entanto, muitos desafios se impõem ao trabalho multiprofissional conduzido em conjunto. Neste trabalho, partimos do tratamento de um adolescente e sua família, conduzido à duas mãos por diferentes especialistas, para discutir contribuições do Diálogo Aberto a esse tipo de atendimento. Essa abordagem, desenvolvida na saúde pública finlandesa, oferece contribuições valiosas para a comunicação entre os profissionais na sessão e entre paciente, familiares e sua rede social significativa, dentre outros recursos para a escuta e a tomada de decisões compartilhada. Destacamos a importância de formulações como a mente encarnada [embodied mind], os diálogos reflexivos, a aliança terapêutica com a família e a flexibilidade e tolerância à incerteza como contribuições fundamentais para o dispositivo da consulta conjunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Esposito, Instituto Sedes Sapientiae/IP-USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Psicologia Clínica (IP-USP), Especialista em Saúde Mental e Saúde Coletiva (UNICAMP), Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Certificado em Práticas Dialógicas e Abordagem do Diálogo Aberto (Instituto Noos)

Carolina Galvão de Oliveira, Núcleo Procreare/Hospital São Luiz - Itaim, São Paulo, São Paulo, Brasil

Psicóloga clínica e hospitalar pelo Programa de Transplantes do Hospital São Luiz – Itaim. Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna de Educação Somática (PUC-SP)

Publicado

12/10/2025

Como Citar

Esposito, B., & Galvão de Oliveira, C. (2025). Contribuições do Diálogo Aberto à consulta conjunta: reflexões a partir de um atendimento familiar. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(83), 7–20. https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.848

Edição

Seção

Artigos