Perguntas reflexivas, ética e comunicação não violenta para o trabalho com homens autores de violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.846

Palavras-chave:

Grupos reflexivos, Metodologia, Práticas colaborativas e dialógicas

Resumo

O objetivo deste artigo é expandir as possibilidades metodológicas e teóricas, articulando as Perguntas reflexivas de Tom Andersen, o modelo convidativo de Alan Jenkins, focado na jornada paralela de tornar-se ético e Comunicação não violenta (CNV) de Marshall Rosenberg, com vistas a aprimorar o trabalho dos facilitadores nos grupos reflexivos para homens autores de violência. Embora existam semelhanças, é essencial reconhecer que essas práticas possuem fundamentos teóricos distintos. A CNV baseia-se na empatia e na identificação de necessidades humanas. Os Processos Reflexivos têm como foco a linguagem e diálogos internos. Já as contribuições do modelo convidativo e de tornar-se ético tem ênfase na desconstrução de narrativas violentas e na construção de alternativas baseadas em responsabilidade, ética e respeito. As práticas de Rosenberg e de Jenkins buscam promover a responsabilização e o questionamento de narrativas tradicionais de poder, hierarquia e masculinidade, já os processos reflexivos focam em recursos conversacionais e dialógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Krimberg von Muhlen, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Psicóloga. Psicoterapeuta individual, de Casais e Famílias. Supervisora Clínica.
Pós doutoranda na UFSC no grupo Margens. Doutora em psicologia. Professora universitária. Psicologa clínica sistêmica. Treinada pelo Mental Research Institute, em Palo Alto, Califórnia. Formada em Psicologia pela PUCRS.

Adriano Beiras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Psicólogo. Psicoterapeuta individual, de Casais e Famílias. Supervisor Clínico. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e também do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). Professor de diferentes cursos de Formação em Terapia de Casais e de Famílias no país. Doutor Europeu em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. É bolsista Produtividade do CNPq. Coordenador do Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero), na UFSC. Colaborador do Instituto Noos-SP.

Downloads

Publicado

08/09/2025

Como Citar

Cardoso, D. T., von Muhlen, B. K., & Beiras, A. (2025). Perguntas reflexivas, ética e comunicação não violenta para o trabalho com homens autores de violência. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(81), 88–101. https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.846

Edição

Seção

Artigos