Experiência de cuidado em doenças crônicas
contribuições da ética relacional para a terapia familiar
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.825Palavras-chave:
família, doença crônica, cuidado familiar, ética relacional, terapia familiar, cuidado relacionalResumo
A vivência da doença crônica implica desafios no cuidado às famílias. Este estudo buscou compreender experiências de cuidado familiar em doenças crônicas e articulá-las com uma abordagem ética relacional que nutre o apoio da terapia familiar. Foi realizada uma investigação qualitativa com famílias que cuidam de pacientes com doenças crônicas que envolveu dez entrevistas semiestruturadas, um grupo focal e uma entrevista familiar domiciliar. Foi realizada uma análise hermenêutica focada nos subtemas: contexto familiar, dinâmica do cuidado, vivências e desafios no cuidado. Os resultados revelam como o cuidado em doenças crônicas impacta a dinâmica familiar, com implicações físicas, emocionais e relacionais significativas. A terapia familiar surge como uma ferramenta facilitadora da comunicação e da reconfiguração de significados em torno do cuidado, ao integrar a ética relacional nos processos terapêuticos familiares em contextos de doença crônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














