Sobre racismo e terapia

Convites construcionistas sociais de uma psicóloga negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.824

Palavras-chave:

Terapia, Terapia familiar, Construcionismo social, Racismo

Resumo

Considerando a ênfase construcionista social na interface entre processos microssociais e discursos macrossociais, este artigo tem como objetivo convidar meus colegas psicólogos e terapeutas familiares à reflexão sobre o racismo e a prática terapêutica. Faço isso no diálogo entre teoria e minha experiência vivida como profissional negra em um meio predominantemente branco. Para isso, ofereço três convites complementares, a partir do Construcionismo Social. No convite a um olhar histórico, investigo a construção social do racismo e seus impactos em nossa sociedade, sobretudo considerando nossas práticas clínicas. No convite à construção de identidades preferidas, analiso como as questões raciais participam do senso de identidade de terapeutas e clientes. No convite ao diálogo, reflito sobre formas de produzir contextos férteis de construção de sentidos e transformação de nossas práticas em direções antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Jose Alves, Associação de terapia de Família RJ - ATF-RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista. Terapeuta de casal e família pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Presidente da Anexa-NUFAC (Gestão 2023/2024).

Downloads

Publicado

08/09/2025

Como Citar

Jose Alves, J. (2025). Sobre racismo e terapia: Convites construcionistas sociais de uma psicóloga negra. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(81), 46–60. https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.824

Edição

Seção

Artigos