Grupos de Pré-natal interprofissional na Atenção Básica

contribuições da Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.803

Palavras-chave:

maternidades, educação popular em saúde, interprofissionalidade, violência obstétrica, Psicologia na Atenção Básica

Resumo

No Brasil, ainda são incipientes iniciativas de pré-natal coletivo interprofissional, apesar de atestados os benefícios da prática. Objetiva-se discutir limites e possibilidades de um projeto de pré-natal multiprofissional e coletivo para a promoção do protagonismo feminino a partir da construção de uma concepção de maternidade. O projeto de extensão tem como princípios básicos intervenção interprofissional, atuação no âmbito da promoção de saúde, educação popular como estratégia metodológica, foco na mulher e sua rede de apoio e concepção do coletivo como potencializador de atitudes. Envolve docentes e discentes de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, além de enfermeira de Unidade Básica de Saúde. O projeto está sistematizado em quatro pilares: planejamento participativo, temas de trabalho, atividades desenvolvidas e interação entre participantes. Conclui-se pela importância da intervenção na promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres situando que a Psicologia tem potencial para contribuir com proposições práticas e reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ludmila Freire Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Graduada, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora adjunta do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi /Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPME) e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas em Marxismo, Ciência, Psicologia e Educação (EMANCIPE).

Vanessa Patrícia Soares de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Bacharel, Mestre e Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora adjunta do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fisioterapia na Saúde da Mulher (GEPFISM/UFRN/FACISA) e do projeto de extensão Gestar e Cuidar.

Anne Louyse Gomes de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Residente multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto (HUOL-UFRN). Psicóloga clínica.

Publicado

12/10/2025

Como Citar

Costa, A. L. F., Sousa, V. P. S. de, & Medeiros, A. L. G. de. (2025). Grupos de Pré-natal interprofissional na Atenção Básica: contribuições da Psicologia. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(83), 62–70. https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.803

Edição

Seção

Artigos