Grupos de Pré-natal interprofissional na Atenção Básica
contribuições da Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i83.803Palavras-chave:
maternidades, educação popular em saúde, interprofissionalidade, violência obstétrica, Psicologia na Atenção BásicaResumo
No Brasil, ainda são incipientes iniciativas de pré-natal coletivo interprofissional, apesar de atestados os benefícios da prática. Objetiva-se discutir limites e possibilidades de um projeto de pré-natal multiprofissional e coletivo para a promoção do protagonismo feminino a partir da construção de uma concepção de maternidade. O projeto de extensão tem como princípios básicos intervenção interprofissional, atuação no âmbito da promoção de saúde, educação popular como estratégia metodológica, foco na mulher e sua rede de apoio e concepção do coletivo como potencializador de atitudes. Envolve docentes e discentes de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, além de enfermeira de Unidade Básica de Saúde. O projeto está sistematizado em quatro pilares: planejamento participativo, temas de trabalho, atividades desenvolvidas e interação entre participantes. Conclui-se pela importância da intervenção na promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres situando que a Psicologia tem potencial para contribuir com proposições práticas e reflexões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














