A perda na perspectiva dos sistemas familiares e o uso de recursos terapêuticos na terapia de família com crianças
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i82.794Palavras-chave:
luto, perda, famílias enlutadas, recursos terapêuticosResumo
Recurso terapêutico refere-se a qualquer abordagem, técnica ou estratégia utilizada no contexto da terapia para promover a saúde mental e bem-estar de uma pessoa. A escolha do recurso terapêutico depende do tipo de questões que estão sendo abordadas, do tipo de situação e da necessidade que o sujeito apresenta, além de refletir a abordagem adotada pelo terapeuta. No presente texto apresentamos o atendimento clínico de uma família com crianças que vivenciam uma situação de luto pela morte da avó materna. Sob a perspectiva da Terapia Sistêmica e dos estudos sobre o luto mostramos como o uso dos recursos terapêuticos, a exemplo do livro literário e do genograma lúdico, favorecem uma experiência de ressignificação da perda e abrem um canal para seguir em frente. Este estudo narrativo/reflexivo visa contribuir com a prática de profissionais que lidam com famílias enlutadas que vivenciam a experiência de perda de uma pessoa significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).