Desvalorização afetiva por parceiro íntimo em mulheres vítimas de relacionamento emocionalmente abusivo
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.789Palavras-chave:
Abuso emocional, Violência psicológica, Violência por parceiro íntimoResumo
Os relacionamentos emocionalmente abusivos por parceiros íntimos são relações amorosas disfuncionais. Nessas relações, o sentimento de desvalorização afetiva pode estar presente, principalmente nas mulheres. Este estudo investigou a caracterização, a ocorrência e as repercussões emocionais provenientes dessa desvalorização a partir da experiência de 12 mulheres jovens, vítimas de violência emocional por parceiro íntimo. Trata-se de um estudo qualitativo com o uso da Análise Temática. Identificaram-se três temas: 1) Ciúme Romântico, 2) Diminuição/Inferioridade e 3) Perda de identidade. O resultado indica que a desvalorização afetiva é encontrada na dinâmica de relações emocionalmente abusivas, sendo marcada por fatores nos quais a vítima é exposta à sensação de desprestígio romântico, à inferioridade em relação ao parceiro e à perda de sua identidade. Tais dinâmicas mostram-se nocivas à saúde mental das mulheres por trazerem repercussões emocionais graves, tais como desgaste emocional, insegurança, sensação de não ser suficientemente boa e degradação de si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).