Gênero na terapia familiar

Análise de conteúdos de cursos de formação e publicações periódicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.783

Palavras-chave:

Terapia familiar e de casal, Gênero, Perspectiva socioconstrucionista

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa documental de cunho descritivo e exploratório de mestrado, pela qual buscamos levantar os sentidos sobre gênero presentes nos conteúdos programáticos dos institutos formadores em terapia familiar e nas produções científicas das revistas Nova Perspectiva Sistêmica e Pensando Famílias, a partir da perspectiva socioconstrucionista. A revisão na literatura internacional evidenciou que a leitura de gênero e interseccional é expressiva, e tem fomentado discussões importantes para (re)pensar teorias e possibilidades na prática clínica. Por outro lado, no contexto brasileiro, percebemos que o conceito de gênero é pouco explorado se considerarmos a sua potencialidade analítica e política. Quando a discussão acontece, as aproximações com a perspectiva construcionista e os estudos de gênero contribuem para reflexões críticas. Todavia, nossos resultados apontaram carência de discussões teóricas e práticas, bem como a inclusão da perspectiva interseccional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Greicy Koyama Rehder, UniAraguaia – Centro Universitário (GO), Goiânia, GO, Brasil

Mestra em Psicologia pela PUC-GO (CNPq e CAPES). Graduada em Psicologia e Direito pela Universidade Paulista. Atuação como psicóloga em atendimentos individuais, para casais e famílias, e docente do curso de Psicologia da UniAraguaia- Centro Universitário (GO).

Lenise Santana Borges , Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Psicologia Social (PUC/SP, 2008), prof. do curso de Psicologia na PUC/GO, atuando na graduação e pós-graduação (PSSP). Coordena o grupo de estudos e pesquisa Construção de Fatos Sociais/GEPCFS e integra o grupo “Práticas Sociais e Cotidiano” da ANPEPP.

Downloads

Publicado

08/09/2025

Como Citar

Koyama Rehder, E. G., & Santana Borges , L. (2025). Gênero na terapia familiar: Análise de conteúdos de cursos de formação e publicações periódicas. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(81), 61–74. https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.783

Edição

Seção

Artigos