Instantes que transformam

Vivenciando a postura dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.770

Palavras-chave:

Postura dialógica, Corporificação, Práticas dialógicas, Encontro

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico e vivencial que busca, sob uma dimensão poética, explorar a ideia dos instantes que têm o potencial de nos transformar. Para desvelar tais momentos, trago uma reflexão sobre experiências dialógicas cotidianas, que são narradas através de uma crônica e de situações vividas por mim em minha prática profissional. Estes encontros são considerados como metáforas vivas de como o corpo é responsivo e percorre caminhos não-planejados, mas que dependendo dos elementos envolvidos nestes encontros de corpos, eles possuem uma grande capacidade de ampliar nossa forma de pensar e estar no mundo. Além deste trabalho ser entendido por mim como um convite para olhar para a vida de forma geral, tive também a intenção de ampliar a ideia para a prática clínica, uma vez que somos expostos a situações críticas em que nossos corpos perdem facilmente a capacidade de conexão em vários níveis. Convido para este trabalho alguns autores que entendo como relevantes exploradores dos conceitos de dialogia, corporeidade, práticas dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra da Rosa Moreira, Instituto Noos, São Paulo, SP, Brasil.

Psicóloga clínica, terapeuta de casal/família, mestra em Psicologia (Universidade Católica de Lisboa) e pedagoga. Integra a equipe de Saúde Mental do Instituto Noos. Docente e supervisora em práticas dialógicas e na abordagem do Diálogo Aberto. É membro titular da APTF/ABRATEF e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, além de fazer parte do comitê internacional Network for Dialogical Practices.

Downloads

Publicado

08/09/2025

Como Citar

da Rosa Moreira, A. (2025). Instantes que transformam : Vivenciando a postura dialógica. Nova Perspectiva Sistêmica, 34(81), 22–32. https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.770

Edição

Seção

Artigos