Instantes que transformam
Vivenciando a postura dialógica
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v34i81.770Palavras-chave:
Postura dialógica, Corporificação, Práticas dialógicas, EncontroResumo
Este artigo é um ensaio teórico e vivencial que busca, sob uma dimensão poética, explorar a ideia dos instantes que têm o potencial de nos transformar. Para desvelar tais momentos, trago uma reflexão sobre experiências dialógicas cotidianas, que são narradas através de uma crônica e de situações vividas por mim em minha prática profissional. Estes encontros são considerados como metáforas vivas de como o corpo é responsivo e percorre caminhos não-planejados, mas que dependendo dos elementos envolvidos nestes encontros de corpos, eles possuem uma grande capacidade de ampliar nossa forma de pensar e estar no mundo. Além deste trabalho ser entendido por mim como um convite para olhar para a vida de forma geral, tive também a intenção de ampliar a ideia para a prática clínica, uma vez que somos expostos a situações críticas em que nossos corpos perdem facilmente a capacidade de conexão em vários níveis. Convido para este trabalho alguns autores que entendo como relevantes exploradores dos conceitos de dialogia, corporeidade, práticas dialógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).