Diálogos entre mães e pais

pensando a prática grupal com equipe reflexiva na parentalidade adotiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.751

Palavras-chave:

adoção, grupos, equipe reflexiva

Resumo

Este artigo relata a experiência de grupos de pretendentes à adoção na modalidade remota, com a participação de uma equipe reflexiva e analisa a percepção dos participantes sobre essa prática. Quatorze pessoas participaram. Os principais resultados demonstram que o grupo e a equipe reflexiva contribuíram para uma reflexão profunda sobre adoção, aumentando o conhecimento e a sensação de acolhimento dos participantes no contexto grupal. Essa experiência aponta para uma relação proveitosa no uso de equipes reflexivas em intervenções grupais com pretendentes à adoção. Sugere-se que futuros estudos e intervenções sejam desenvolvidos com outros grupos reflexivos abordando diferentes temas. Enfatiza-se a importância de projetos voltados à parentalidade adotiva que possibilitem acompanhamento, além do curso obrigatório do Poder Judiciário, oferecendo um espaço relevante para reflexão sobre o projeto adotivo, sem caráter avaliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gomes Fiorott, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga pelo Centro Universitário Fadergs. Docente nos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade Anhanguera. É participante do projeto de extensão “Grupo reflexivo para mães e pais por adoção” (UFSC).

Luiza Rodrigues Melo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora de Iniciação Científica no Núcleo de Pesquisa Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) no projeto “Grupo de homens repensando masculinidades - mapeando experiências e potencialidades para o enfrentamento da violência contra mulheres na Grande Florianópolis”.

Ana Julia Santana Vicente, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado (2004) e doutorado em Psicologia também pela UFSC (2008). Realizou doutorado Sanduíche na Universidade de Estudos de Pádua, em 2006, como bolsista CAPES, e Estágio no CRIPS (Centro de Pesquisa e Informação em Prevenção da Sida) Ile-de-France, Paris, em 2007, como bolsista do Departamento Nacional de DST e Aids no escopo da cooperação Brasil-França. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC e PPGP – Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC.

Downloads

Publicado

12/01/2023

Como Citar

Fiorott, J. G., Rodrigues Melo, L., Santana Vicente, A. J., & Giacomozzi, A. I. (2023). Diálogos entre mães e pais: pensando a prática grupal com equipe reflexiva na parentalidade adotiva. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(77), 69–84. https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.751

Edição

Seção

Artigos