Intersecções iniciais
Mapa de Rede Social, Construcionismo Social e Psicologia em Contextos de Desastres
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.741Palavras-chave:
psicologia, desastres, construcionismo social, mapa de rede socialResumo
Os desastres são eventos que ocorrem dentro de um ambiente vulnerável com efeitos que transcendem a capacidade da comunidade de resposta. Diante deste cenário, a psicologia pode contribuir com a comunidade no restabelecimento de seu agenciamento próprio. Proponho utilizar o mapa de rede pessoal de Sluzki como ferramenta para auxiliar as intervenções da psicologia. A postura construcionista social auxilia nos entendimentos e significados sobre o evento, através de uma prática político-crítica. Este trabalho tem como objetivo fazer intersecções iniciais entre construcionismo social, mapa de rede social de Sluzki e a psicologia na gestão integral de riscos e desastres. Essas aproximações foram exemplificadas através de três atuações da autora em contextos de desastres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).