Aconselhamento de carreira numa perspectiva construcionista

uma proposta de diretrizes para a prática a partir de revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.722

Palavras-chave:

orientação vocacional, construcionismo social, intervenção psicossocial

Resumo

A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) tem como desafios contemporâneos: enfrentar a flexibilização do trabalho, contextualizar teorias/práticas, incorporar novas epistemes, diversificar o público atendido e incluir a transformação social nas práticas, sendo os construcionismos uma possibilidade teórico/prática. Apesar desta potencialidade, a perspectiva construcionista em OPC é um projeto emergente ainda teórico e com poucas implicações práticas. Assim, buscando contribuir para a construção de uma perspectiva construcionista em OPC no Brasil, o artigo visou identificar e sintetizar as principais proposições práticas construcionistas da OPC já publicadas através de revisão integrativa de literatura e buscou elaborar uma proposta de diretrizes para uma prática construcionista em OPC baseada na síntese realizada. Apesar da carência de estudos, foi possível propor diretrizes para uma prática construcionista em OPC, exemplificando com recursos potenciais, em termos dos fundamentos teóricos, características do processo de intervenção e características da relação orientador/a-orientanda/o, contrastando com o existente na OPC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Afonso Ribeiro, Universidade de São Paulo/SP

Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Coordenador do Núcleo de Aconselhamento de Carreira e do LABOR (Laboratório de Estudos Sobre Trabalho e Orientação Profissional). Livre Docente em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo.

Andréa Knabem, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membra do LABOR (Laboratório de Estudos Sobre Trabalho e Orientação Profissional) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Pós-Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Luciana Aparecida Beliomini, Universidade de São Paulo, Núcleo de Aconselhamento de Carreira, Instituto de Psicologia, São Paulo/SP

Membra do Núcleo de Aconselhamento de Carreira e do LABOR (Laboratório de Estudos Sobre Trabalho e Orientação Profissional) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Maria Celeste Couceiro Gama de Almeida, Universidade de São Paulo, Núcleo de Aconselhamento de Carreira, Instituto de Psicologia, São Paulo/S`P

Membra do Núcleo de Aconselhamento de Carreira e do LABOR (Laboratório de Estudos Sobre Trabalho e Orientação Profissional) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

12/01/2023

Como Citar

Ribeiro, M. A. ., Knabem, A., Beliomini, L. A. ., & Couceiro Gama de Almeida, M. C. . (2023). Aconselhamento de carreira numa perspectiva construcionista: uma proposta de diretrizes para a prática a partir de revisão integrativa de literatura. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(77), 99–116. https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.722

Edição

Seção

Artigos