Aconselhamento de carreira numa perspectiva construcionista
uma proposta de diretrizes para a prática a partir de revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i77.722Palavras-chave:
orientação vocacional, construcionismo social, intervenção psicossocialResumo
A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) tem como desafios contemporâneos: enfrentar a flexibilização do trabalho, contextualizar teorias/práticas, incorporar novas epistemes, diversificar o público atendido e incluir a transformação social nas práticas, sendo os construcionismos uma possibilidade teórico/prática. Apesar desta potencialidade, a perspectiva construcionista em OPC é um projeto emergente ainda teórico e com poucas implicações práticas. Assim, buscando contribuir para a construção de uma perspectiva construcionista em OPC no Brasil, o artigo visou identificar e sintetizar as principais proposições práticas construcionistas da OPC já publicadas através de revisão integrativa de literatura e buscou elaborar uma proposta de diretrizes para uma prática construcionista em OPC baseada na síntese realizada. Apesar da carência de estudos, foi possível propor diretrizes para uma prática construcionista em OPC, exemplificando com recursos potenciais, em termos dos fundamentos teóricos, características do processo de intervenção e características da relação orientador/a-orientanda/o, contrastando com o existente na OPC.
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