Masculinidades, Psicoterapia e Construcionismo Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.713

Palavras-chave:

Construcionismo Social, Psicoterapia, Homens, Masculinidades

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Construcionismo Social como uma abordagem psico­terapêutica potente para o atendimento aos homens (cis) e a suas masculinidades. Para tanto, apresen­tamos as epistemologias construcionistas sociais relacionais e duas dimensões que contribuem com as mudanças buscadas pelos homens. Destacamos no texto como reconhecemos os homens e suas masculinidades por meio das epistemologias construcionistas e seus diálogos com os Estudos Feministas de Gênero. É por meio deste investimento epistemológico que a prática terapêutica se constrói como um possibilidade pós-moderna que acolhe as múltiplas narrativas do Self dos homens e suas expressões de masculinidades. Para dar conta de nossa narrativa, apresentamos o caso de Rafael e como seu processo terapêutico caminhou em direção ao devir das mudanças relacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Tiago Cardoso, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduado em Psicologia (2006 – UNIVALI), mestre (2018) e doutorando em Psicologia (UFSC), pesquisador do Núcleo de Pesquisa Margens/UFSC, atua como psicólogo na política pública de Assistência Social e como psicoterapeuta em consultório particular. É docente no curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Adriano Beiras, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC

Coordenador do PPGP/UFSC. Professor do Dept. de Psicologia e do PPGP/UFSC. Doutor Europeu em Psicologia Social (UAB - España), Becas MAEC-AECID. Estágios de Pós-doutorado (UFSC bolsa PDJ - CNPq, Universidad de Granada-UGr-España, University of Brighton-UK). Coordenador do Núcleo de Pesquisa Margens/UFSC (https://margens.ufsc.br). Editor da Revista Nova Perspectiva Sistêmica (https:\\www.revistanps.com.br).

Downloads

Publicado

12/31/2022

Como Citar

Cardoso, D. T., & Beiras, A. (2022). Masculinidades, Psicoterapia e Construcionismo Social. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(74), 52–68. https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.713

Edição

Seção

Artigos