Masculinidades, Psicoterapia e Construcionismo Social
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.713Palavras-chave:
Construcionismo Social, Psicoterapia, Homens, MasculinidadesResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o Construcionismo Social como uma abordagem psicoterapêutica potente para o atendimento aos homens (cis) e a suas masculinidades. Para tanto, apresentamos as epistemologias construcionistas sociais relacionais e duas dimensões que contribuem com as mudanças buscadas pelos homens. Destacamos no texto como reconhecemos os homens e suas masculinidades por meio das epistemologias construcionistas e seus diálogos com os Estudos Feministas de Gênero. É por meio deste investimento epistemológico que a prática terapêutica se constrói como um possibilidade pós-moderna que acolhe as múltiplas narrativas do Self dos homens e suas expressões de masculinidades. Para dar conta de nossa narrativa, apresentamos o caso de Rafael e como seu processo terapêutico caminhou em direção ao devir das mudanças relacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).