A linguagem não é inocente
Resumo
Em torno ao conceito de círculo hermenêutico, associado aos filósofos Heidegger e Gadamer, que trata da conexão entre préconhecimento e experiência singular, o autor formula algumas ideias sobre a relação terapêutica. O ato da fala como informativo e formativo, e a importância das palavras e dos afetos a elas associados são algumas dessas ideias. Conclui com uma reflexão sobre a contribuição da linguagem técnica e as metáforas profissionais para a formação das pessoas; vê a linguagem profissional da patologia como opressiva.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12/02/2022
Como Citar
Andersen, T., & Bergallo, R. M. (2022). A linguagem não é inocente. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 6–11. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/712
Edição
Seção
Fronteiras
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).