Diálogos abertos em psicose, parte 1
introdução e relato de um caso
Palavras-chave:
terapia familiar, psicose, diálogos abertos, construcionismo socialResumo
Nossa abordagem denominada Diálogo Aberto (DA), como um construto social, é direcionada para o trabalho com pacientes psiquiátricos em crise, portadores de severos transtornos mentais. O tratamento tem início em até 24 horas, no máximo, após a indicação e envolve tanto a família quanto a rede social do paciente nas discussões e conversas sobre todos os assuntos ao longo do tratamento. O tratamento é adaptado às necessidades específicas e variáveis de cada paciente e ocorre, quando possível, em sua própria residência. A continuidade do tratamento psicológico e a confiabilidade são enfatizadas através da formação de equipes integradas, que incluem tanto membros do serviço de internação como ambulatorial e privilegiam a criação de diálogos com a família e o paciente, em vez de enfocar a rápida remoção dos sintomas psicóticos. Os principais fundamentos desse método são aqui descritos e a análise de um caso é efetuada para ilustração deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).