Alienação Parental

um campo diferenciado de responsabilidade do psicólogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.695

Palavras-chave:

psicologia, alienação parental, psicologia jurídica

Resumo

O presente estudo objetivou elucidar, por meio de uma revisão integrativa da literatura científica, os modos como os profissionais da Psicologia têm compreendido e atuado em situações de alienação parental no contexto nacional. A revisão da literatura foi conduzida com o objetivo de responder à pergunta norteadora, formulada a partir da estratégia PICO (P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome): como os profissionais de Psicologia têm compreendido e atuado em situações de alienação parental no contexto nacional? A busca bibliográfica foi realizada em três bases de dados: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os resultados permitiram descrever a atuação dos psicólogos nos contextos judiciais de alienação parental, elucidando suas potencialidades, contribuições e limitações, constatando a ênfase na atuação do psicólogo com visão sistêmica, superando uma lógica dicotômica, avaliativa e punitivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Aparecida Casarini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Prof. Adjunta do Departamento de Psicologia da UFTM. Pós-Drª em Psicologia pela Faculdade de Filosofia. Prof. Adjunta do Departamento de Psicologia da UFTM. Pós-Dª em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM.

Vitória Antunes Florencio dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga pela UNIUBE; Pós-Graduada em Gestão de Saúde Pública e da Família pelo Instituto Passo 1; Especializanda em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFTM.

Downloads

Publicado

04/01/2023

Como Citar

Casarini, K. A., & Reis, V. A. F. dos. (2023). Alienação Parental: um campo diferenciado de responsabilidade do psicólogo. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(75), 38–58. https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.695

Edição

Seção

Artigos