“Construindo Caminhos”

intervenção psicossocial em grupo no contexto prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.692

Palavras-chave:

pensamento sistêmico, intervenção psicossocial, sistema prisional

Resumo

A oferta de intervenções psicossociais em grupo é uma importante diretriz para a Psicologia nas políticas públicas, incluindo o sistema prisional. Apesar disso, a literatura nacional apresenta uma lacuna sobre a descrição de intervenções dessa natureza. O presente artigo, de relato de experiência, visa apresentar aspectos teóricos e técnicos da intervenção psicossocial denominada “Construindo Caminhos”, além de analisar qualitativamente a viabilidade da mesma. A intervenção abrange dez encontros e aborda temáticas que promovem habilidades que buscam preparar o participante para a liberdade. Com arcabouço teórico do pensamento sistêmico, o artigo contempla aspectos pessoais, relacionais e contextuais, a partir dos temas comunicação, percepções sociais, emoções, relações interpessoais e resolução de conflitos. Pode-se considerar que se trata de uma intervenção breve, viável de ser introduzida em estabelecimentos prisionais como forma de promover a saúde. Aferiu-se a aceitabilidade e a satisfação dos participantes, além de mudanças nas narrativas, percepções sociais e formas de resolução de conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamêni Iung Rolim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Psicóloga, doutora em psicologia, professora do Curso de Psicologia da IENH, psicóloga técnica superior penitenciária, integrante do Núcleo de Estudos de Família e Violência (NEFAV), foi bolsista Capes Prosup.

Marcela Nunes Penna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atua como psicóloga clínica, mestranda em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista do CNPq.

Denise Falcke, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Psicóloga, terapeuta de casal e família, doutora em psicologia, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos, coordenadora do Núcleo de Estudos de Família e Violência (NEFAV) e bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

04/01/2023

Como Citar

Rolim, K. I., Penna, M. N., & Falcke, D. (2023). “Construindo Caminhos”: intervenção psicossocial em grupo no contexto prisional. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(75), 91–107. https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.692

Edição

Seção

Artigos