Assédio moral no trabalho

consequências para o sujeito e para a família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.691

Palavras-chave:

assédio moral no trabalho, trabalho, família, relatos de casos

Resumo

O assédio moral no trabalho é uma violência psicológica, muitas vezes sutil, direcionada a um ou mais trabalhadores, humilhando e atacando a integridade física ou psicológica das vítimas. O objetivo deste estudo foi analisar as vivências e consequências do assédio moral no trabalho para o sujeito e os possíveis impactos em sua família. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, envolvendo quatro trabalhadores que sofreram assédio moral no trabalho e quatro familiares. A produção de informações se deu através de sessões de psicoterapia. Os resultados evidenciaram que o assédio moral no trabalho re­verberou em todo o núcleo familiar, além dos impactos físicos, psicológicos e sociais para os trabalhadores assediados. Destaca-se a importância da busca de ferramentas de escuta e apoio psicológico aos trabalha­dores que sofrem violências no ambiente de trabalho, as quais podem envolver também os seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Schwaab, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Psicóloga Clínica, professora na Graduação e na Pós-Graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina, possui Mestrado em Ciências da Saúde pela Unochapecó e Doutorado em Psicologia pela Unisinos.

Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professora na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marina Guerin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Currículo de três linhas: Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-NH no programa Jovem Aprendiz.

Vanessa Ruffatto Gregoviski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Residência em Saúde Mental pela UNISINOS. Mestra e, Psicologia Clínica e doutoranda em Psicologia Clínica (UNISINOS). Estuda saúde mental, saúde do trabalhador e migração.

Downloads

Publicado

12/31/2022

Como Citar

Schwaab, K., Kieling Monteiro, J., Guerin, M. ., & Ruffatto Gregoviski, V. . (2022). Assédio moral no trabalho: consequências para o sujeito e para a família. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(74), 101–116. https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.691

Edição

Seção

Artigos