Assédio moral no trabalho
consequências para o sujeito e para a família
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.691Palavras-chave:
assédio moral no trabalho, trabalho, família, relatos de casosResumo
O assédio moral no trabalho é uma violência psicológica, muitas vezes sutil, direcionada a um ou mais trabalhadores, humilhando e atacando a integridade física ou psicológica das vítimas. O objetivo deste estudo foi analisar as vivências e consequências do assédio moral no trabalho para o sujeito e os possíveis impactos em sua família. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, envolvendo quatro trabalhadores que sofreram assédio moral no trabalho e quatro familiares. A produção de informações se deu através de sessões de psicoterapia. Os resultados evidenciaram que o assédio moral no trabalho reverberou em todo o núcleo familiar, além dos impactos físicos, psicológicos e sociais para os trabalhadores assediados. Destaca-se a importância da busca de ferramentas de escuta e apoio psicológico aos trabalhadores que sofrem violências no ambiente de trabalho, as quais podem envolver também os seus familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).