Jogos on-line

sobre presença e pertencimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.685

Palavras-chave:

Autismo, RPG, diálogo, pertencimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o uso de jogos on-line para jovens típicos e atípicos — autistas —, mais especificamente o tipo Role Playing Game (RPG), nos quais há a possibilidade de assumir a identidade de um personagem e fazê-lo crescer e se desenvolver, dentro de um cenário de fantasia e magia. Há décadas, é um tipo de jogo muito conhecido e, durante a pandemia em 2020, ganhou ainda mais espaço entre seus seguidores e criadores. O texto pretende mostrar a efetividade social do jogo para muitos jovens, trazer à luz a importância em suas vidas como inserção social, mesmo que virtual, e refletir sobre o distanciamento e o uso excessivo dos jogos, reclamações presentes nas queixas dos pais como um aspecto da relação conflituosa pais-filhos e não sua causa.

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Biografia do Autor

Paula Ayub, Centro de Convivência Movimento

Psicóloga clínica, terapeuta de família, membro do Coletivo Eu Me Protejo, membro do GT de TEA da SMPD, membro do GT PCD do CRP-SP, membro da equipe TEAMM - CAISM - UNIFESP, parceira do Instituto Noos no Programa Jovem Solidário, colunista do Canal Autismo - Revista Autismo.

Heber Silva

Curso de psicologia (trancado) e gamer.

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Publicado

08/01/2022

Como Citar

Ayub, P., & Silva, H. . (2022). Jogos on-line: sobre presença e pertencimento. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 27–40. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.685

Edição

Seção

Artigos