O self do terapeuta sistêmico como recurso na psicoterapia individual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.672

Palavras-chave:

aliança terapêutica, psicoterapia, psicoterapeutas, self

Resumo

As características do terapeuta e a capacidade da dupla terapeuta-paciente de estabelecer um vínculo seguro são discutidos na literatura científica porque são fatores comuns às psicoterapias e imprescindíveis para o sucesso do tratamento. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo foi analisar e descrever os pressupostos conceituais relacionados à ideia de self do terapeuta como recurso que favorece o desenvolvimento da aliança terapêutica e das intervenções em psicoterapia. Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura científica por meio do qual se apresenta uma análise qualitativa das publicações relacionadas à temática do self do terapeuta. Foram encontrados conceitos como campo vincular do terapeuta, empatia, estilos terapêuticos e teoria do apego. Com base nos resultados, são discutidos à luz da perspectiva sistêmica o histórico, as propositivas instrumentais encontradas pelos autores estudados, a elaboração do conceito a partir de diferentes perspectivas teóricas e, por fim, as alternativas e limitações que a pesquisa e a prática clínica sobre esse campo ainda apresentam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Brusque Radke, Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI

Psicóloga, Mestra em Saúde Coletiva, Especialista em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar.

Crístofer Batista da Costa, FACEFI, Faculdade de Psicologia do CEFI

Psicólogo Clínico, Doutor em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, RS. Professor e Coordenador no Curso de Psicologia da FACEFI, Faculdade do CEFI, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

Brusque Radke, M., & Batista da Costa, C. (2022). O self do terapeuta sistêmico como recurso na psicoterapia individual. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 12–26. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.672

Edição

Seção

Artigos