Pensando Lev S. Vygotsky no campo da terapia familiar sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.664Palavras-chave:
Terapia sistêmica, Perspectiva sócio-histórica, Aprendizagem, Desenvolvimento, Zona de Desenvolvimento ProximalResumo
Neste texto procuro discorrer sobre as contribuições do psicólogo, linguista e educador Lev Semenovich Vygotsky para o campo da Terapia Familiar. Trabalhando no contexto da Revolução Russa de 1917, e autor mais conhecido, desde os anos 80, pelo campo educacional em nosso país, inicialmente pesquisou o cérebro humano, as funções psicológicas superiores, e se dedicou a entender como as relações sociais impactam o desenvolvimento humano. Inovador, procurou estabelecer uma psicologia inspirada nas ideias marxistas, questionando a concepção de que o desenvolvimento precede a aprendizagem. Influenciou o pensamento de terapeutas contemporâneos com posições semelhantes, entre eles, Michael White, quando este propõe a terapia como uma Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito-chave da teoria de Vygotsky.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).