Utilização de instrumentos reflexivos na formação de Terapia Familiar:

“cadernos de viagem” e equipe reflexiva

Autores

  • Vania Curi Yazbek

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.647

Palavras-chave:

instrumentos, terapia familiar, reflexão, formação

Resumo

A formação do terapeuta familiar sistêmico levanta interessantes questões que nos levaram a introduzir modificações no contexto de aprendizagem e a desenvolver instrumentos reflexivos que nos têm sido úteis e eficientes. Este artigo comenta algumas dessas modificações introduzidas no contexto de formação e descreve o instrumento, por nós denominado “caderno de viagem”, como facilitador de uma postura reflexiva no contexto de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Curi Yazbek

Vania Curi Yazbek, Psicóloga, Terapeuta individual e familiar com especialização em clínica, mediadora e capacitadora em Mediação Transformativa de Conflitos, facilitadora e capacitadora em práticas de Justiça Restaurativa, rigorosa consigo, extremamente cuidadosa com sua família, colegas e todos que atendeu nas diferentes práticas em que se especializou; integrou a equipe Justiça em Círculo, foi co-fundadora do Instituto Familiae de formação de terapeutas familiares, sócia fundadora do Mediativa - Instituto de Mediação Transformativa, ambos em São Paulo, capacitadora licenciada pelo ILAPR/IIRP - Instituto Latino Americano de Prácticas Restaurativas / International Institute for Restorative Practices em processos circulares por Kay Pranis; certificada pelo Diplomado Internacional em Práticas Dialógicas, membro da Red de Trajo para Diálogos Productivos e docente dos cursos Diplomado em Perspectiva y Prática Profesional Generativa de la Fundación Interfas de Buenos Aires. Deixou-nos cedo, sentimos muito a sua falta nos contextos formativos de terapia familiar e mediação familiar.

Downloads

Publicado

08/31/2021

Como Citar

Yazbek, V. C. (2021). Utilização de instrumentos reflexivos na formação de Terapia Familiar:: “cadernos de viagem” e equipe reflexiva. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(70), 6–12. https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.647

Edição

Seção

Fronteiras