Coterapia e equipe reflexiva como instrumento de formação no Curso de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.619Palavras-chave:
educação, formação, psicologia, processo reflexivoResumo
Este trabalho verificou a importância da equipe reflexiva e coterapia na formação de estudantes de psicologia. Foi realizado um estudo qualitativo– exploratório, com uso de dois instrumentos: questionário e roda de conversa. Participaram 16 acadêmicos do oitavo semestre de um Centro Universitário no oeste da Bahia. Os relatos foram analisados em seu conteúdo. Os participantes apontaram como fator de importância o próprio amadurecimento pessoal e profissional a partir da colaboração entre eles. Apresentaram confiança no processo, mas questionaram sua aplicabilidade fora do contexto acadêmico. Descreveram ainda, dificuldades com os aspectos teórico-técnicos e com o trabalho em equipe. Salienta-se, que mesmo sendo uma proposta recente para este grupo, a praticabilidade dos processos reflexivos como recurso didático revela-se promissora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).