Coterapia e equipe reflexiva como instrumento de formação no Curso de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.619

Palavras-chave:

educação, formação, psicologia, processo reflexivo

Resumo

Este trabalho verificou a importância da equipe reflexiva e coterapia na formação de estudantes de psicologia. Foi realizado um estudo qualitativo– exploratório, com uso de dois instrumentos: questionário e roda de conversa. Participaram 16 acadêmicos do oitavo semestre de um Centro Universitário no oeste da Bahia. Os relatos foram analisados em seu conteúdo. Os participantes apontaram como fator de importância o próprio amadurecimento pessoal e profissional a partir da colaboração entre eles. Apresentaram confiança no processo, mas questionaram sua aplicabilidade fora do contexto acadêmico. Descreveram ainda, dificuldades com os aspectos teórico-técnicos e com o trabalho em equipe. Salienta-se, que mesmo sendo uma proposta recente para este grupo, a praticabilidade dos processos reflexivos como recurso didático revela-se promissora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anchielle Crislane Henrique Silva, Centro Universitário de Brasília, DF

Mestranda em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Psicoterapeuta.

Marlene Magnabosco Marra, Instituto de Ensino, Extensão e Pesquisa Aprender Vivo

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília-UnB. Fundadora e Coordenadora pedagógica e acadêmica do Instituto de Ensino, extensão e pesquisa Aprender Vivo. É professora da graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia (UnB); Professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama - FEBRAP. Professora do Programa Especialização em: Terapia conjugal e familiar (ABRATEF); - Psicodrama clínico e socioeducacional (FEBRAP).

Downloads

Publicado

12/31/2022

Como Citar

Silva, A. C. H., & Marra, M. M. (2022). Coterapia e equipe reflexiva como instrumento de formação no Curso de Psicologia. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(74), 36–51. https://doi.org/10.38034/nps.v31i74.619

Edição

Seção

Artigos