Agressividade em pré-escolares
intervenção com crianças, pais e professores
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.603Resumo
Agressividade pré-escolar é um fenômeno que preocupa pais, educadores e outros profissionais que trabalham com o público infantil. O presente estudo descreve uma intervenção psicológica sobre a agressividade em pré-escolares no contexto da educação infantil baseando-se nos pressupostos da Terapia Narrativa. A intervenção ocorreu como uma consultoria escolar por meio de quatro etapas com duas turmas de pré-escola de uma instituição de educação infantil particular de um estado do Sul do Brasil. Participaram 21 crianças, com idades entre quatro e seis anos, suas famílias e quatro educadoras. A intervenção evidenciou mudanças no relacionamento das crianças entre si e com as educadoras, e contribuiu para a compreensão dos pais acerca de especificidades do desenvolvimento infantil, limites e manejo com as crianças. Apresentamos uma compreensão sistêmica do fenômeno, que poderá contribuir para que estudantes e profissionais de psicologia se apropriem das reflexões, ferramentas e do manejo frente à agressividade em pré-escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).