Agressividade em pré-escolares

intervenção com crianças, pais e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.603

Resumo

Agressividade pré-escolar é um fenômeno que preocupa pais, educadores e outros profissionais que trabalham com o público infantil. O presente estudo descreve uma intervenção psicológica sobre a agressividade em pré-escolares no contexto da educação infantil baseando-se nos pressupostos da Terapia Narrativa. A intervenção ocorreu como uma consultoria escolar por meio de quatro etapas com duas turmas de pré-escola de uma instituição de educação infantil particular de um estado do Sul do Brasil. Participaram 21 crianças, com idades entre quatro e seis anos, suas famílias e quatro educadoras. A intervenção evidenciou mudanças no relacionamento das crianças entre si e com as educadoras, e contribuiu para a compreensão dos pais acerca de especificidades do desenvolvimento infantil, limites e manejo com as crianças. Apresentamos uma compreensão sistêmica do fenômeno, que poderá contribuir para que estudantes e profissionais de psicologia se apropriem das reflexões, ferramentas e do manejo frente à agressividade em pré-escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/29/2022

Como Citar

Benatti, A. P., Duarte de Souza, C. ., & Batista da Costa, C. . (2022). Agressividade em pré-escolares: intervenção com crianças, pais e professores. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(72), 38–53. https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.603

Edição

Seção

Artigos